f

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Excepteur sint lorem cupidatat.

PESQUISA

A Faculdade Biopark entende que a pesquisa e a inovação são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma instituição de ensino superior, neste contexto temos como objetivos:

§ Ampliar a produção científica qualificada, garantindo a estreita relação com a graduação por meio de ações integradas e valorizando a produção científica e tecnológica qualificada dos docentes da Faculdade Biopark.

§ Estimular o aumento da demanda bruta e qualificada em editais de fomento, visando à ampliação dos recursos financeiros para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

§ Divulgar e incentivar a participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, visando aumentar a demanda de docentes e discentes em resposta aos editais internos e externos e, consequentemente o número de bolsas da Faculdade Biopark.

§ Ampliar parcerias internacionais e consolidar as já existentes, visando à expansão das atividades de cooperação e a maior inserção no cenário científico e tecnológico mundial.

§ Promover a participação dos grupos de pesquisadores em editais institucionais voltados ao atendimento da infraestrutura necessária para pesquisa na Faculdade Biopark, visando manter e ampliar laboratórios multiusuários.

§ Dar maior visibilidade e divulgação das atividades de pesquisa e inovação, induzindo a apropriação pela sociedade do conhecimento científico e tecnológico produzido na Faculdade Biopark.

§ Consolidar as boas práticas de pesquisa, garantindo, assim, a conduta responsável e ética esperada dos envolvidos com a produção do conhecimento na Faculdade Biopark.

§ Difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo, visando a ampliação das ações da comunidade acadêmica em prol do desenvolvimento, transferência e adoção de novas tecnologias pela sociedade.

§ Estruturar o Parque Tecnológico do Biopark, visando a criação de um ambiente favorável para a disseminação da inovação e do empreendedorismo, bem como a interação entre os setores públicos, universidades e empresas com vistas ao desenvolvimento sustentável da região.

§ Consolidar a área de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia na Faculdade Biopark, visando a aproximação do Biopark com a sociedade e a ampliação de sua colaboração para a geração de emprego, renda, inclusão social, sustentabilidade e qualidade de vida.

São atribuições da Coordenação de Pesquisa:

§ Gestão do Programa de Iniciação Científica (PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIBIC-EM).

§ Manutenção e aprimoramento da Faculdade Biopark de Ética em Pesquisa:

§ Comitê de Ética em Pesquisa de seres humanos – CEP/Biopark – Implantação e acompanhamento.

§ Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA/Biopark – Implantação e acompanhamento.

Acompanhamento e supervisão da execução dos projetos institucionais de infraestrutura e desenvolvimento de pesquisa:

Cadastro e acompanhamento de:

§ Projetos de Pesquisa,

§ Grupos de Pesquisa na base CNPq,

§ Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão,

§ Linhas e Redes de Pesquisa,

§ Acompanhamento e estímulo a atualização do Currículo na base Lattes.

CONTATO/ATENDIMENTO

Dra. Dayane Kelly Sabec Pereira.

Coordenadora de Pesquisa e Extensão.

Msc. Ana Luiza Marin Bortoluzzi Donaduzzi.

Vice- coordenadora de Pesquisa e Extensão.

Local: Edifício Charles Darwin, 2º andar.

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta-feira das 14h00 às 17:30 horas.

Fone: (45) 2036-3607 (secretaria)

E-mail: pesquisaeextensao@biopark.com.br

MODALIDADES
DA EXTENSÃO

Dentro das modalidades de extensão as atividades podem ocorrer na forma de Projeto de extensão, Curso, Evento ou Prestação de Serviço Extensionista.

PROJETO DE EXTENSÃO é a ação processual e contínua de caráter educativo, social, artístico, científico ou tecnológico que contempla os cinco princípios extensionistas e visa resultado de mútuo interesse para a sociedade e para a comunidade acadêmica; pode estar vinculado a um Programa ou ser isolado.

CURSO DE EXTENSÃO é a ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária previamente definida, que contempla o menos o princípio que estabelece a repercussão da ação na comunidade, gerando “Impacto e Transformação”, e que atende ao princípio constitucional da “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”.

EVENTO DE EXTENSÃO é atividade de apresentação ou exibição pública, livre ou com público específico, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido e reconhecido pela Faculdade.

Para submissão de proposta: Até cinco (05) dias de antecedência do início da atividade, para Evento vinculado a um projeto e/ou programa e sete (07) dias para Evento isolado.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTENSIONISTA é a atividade que propõe o estudo e a solução de problemas profissionais ou sociais, o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e de pesquisa, bem como transferência de conhecimentos e tecnologia à sociedade, de forma eventual ou permanente. Deve contemplar pelo menos dois princípios extensionistas e poderá ser remunerada.

CONTATO/ATENDIMENTO

Dra. Dayane Kelly Sabec Pereira.

Coordenadora de Pesquisa e Extensão.

Msc. Ana Luiza Marin Bortoluzzi Donaduzzi.

Vice- coordenadora de Pesquisa e Extensão.

Local: Edifício Charles Darwin, 2º andar.

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta-feira das 14h00 às 17:30 h

Fone: (45) 2036-3607 (secretaria)

E-mail: pesquisaeextensao@biopark.com.br

CONHEÇA
NOSSAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O Clube de Ciências do Biopark é um projeto que nasceu em 2018, inspirado na energia de inovação do Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark). Inicialmente, foi criado para suprir uma demanda: unir conhecimento científico com diversão.

Destinado a crianças e adolescentes, o Clube de Ciências funciona em contraturno escolar e objetiva valorizar a curiosidade, despertar o amor pela ciência e, consequentemente, produzir ciência. As aulas permitem o contato com conteúdo nas áreas de Física, Química, Matemática, Biologia, Tecnologia e Robótica, atrelados sempre à cooperação, criatividade, inovação e pesquisa. Confira todo o programa deste projeto em: https://bioparkeducacao.com.br/v2/clube-de-ciencias/