f

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Excepteur sint lorem cupidatat.

Image Alt

Biopark Educação

  /  Institucional   /  Biopark Educação realiza 1º Semana de Pais e filhos no Clube de Ciências

Biopark Educação realiza 1º Semana de Pais e filhos no Clube de Ciências

Pais e filhos construindo juntos um robô e ainda extraindo o DNA de uma banana. Essas foram algumas das atividades realizadas na primeira Semana de Pais e Filhos no Clube de Ciências do Biopark Educação, realizada de 31 de agosto a 03 de setembro. O objetivo foi integrar pais ou responsáveis no universo dos filhos, através de atividades práticas, divertidas e enriquecedoras.

“Ele chega em casa fascinado, contando o que aprendeu, e a gente imagina coisas mais simples, mas a expectativa hoje foi superada, foi um dia muito especial”, conta Andreia Farias de Oliveira, mãe do Gabriel, que também ficou feliz em ter a companhia da mãe durante as atividades. “Foi um dia muito legal, gostei muito de fazer as experiências com a minha mãe”, diz o aluno.

As atividades foram baseadas em experiências realizadas do Clube e contribuíram para que seja mais fácil transmitir dentro de casa, o que é feito nas aulas de ciências e robótica. “Hoje foi uma experiência muito legal, ele sempre volta das aulas muito entusiasmado e às vezes não temos noção das coisas que ele faz aqui e hoje pudemos ver de perto o que é feito”, explica Kátia Cristina Pereira, mãe do aluno Henrique.

Para João Victor Martinelli, que estava acompanhando a sobrinha Emanuele, foi uma experiência muito enriquecedora. “O fato dela estar aprendendo sobre métodos científicos e sobre robótica, permite que ela faça uma relação de métodos com disciplina. Ela já tem interesse sobre como isso poderia virar uma profissão, então é uma forma de expandir os horizontes, de ajudar no desenvolvimento da capacidade científica dela”, comenta.

De acordo com a Coordenadora do Clube, Graziella Florence Miola, a ação contribui para um conhecimento compartilhado, além de promover a diversão entre pais e filhos. “A realização desta ação entre alunos e familiares contribuirá para uma harmonia e um processo educacional bem sucedido. Esta proposta tem como objetivo proporcionar um momento descontraído para que nossos pequenos cientistas tenham oportunidade de mostrar aos familiares as habilidades científicas que estão sendo desenvolvidas, além de contribuir para os processos de construção do conhecimento, praticando com os familiares algumas experiências”, explica.

Sobre o Clube

O Clube de Ciências é um projeto desenvolvido pelo Biopark desde 2018 com o objetivo de encantar e despertar a curiosidade de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia, além de ser uma iniciativa importante na formação de profissionais preparados para os desafios do futuro. As aulas permitem o contato com conteúdos na área de ciências e robótica, atrelados sempre à cooperação, criatividade, inovação e pesquisa, em que os alunos podem praticar diversas experiências.

No primeiro semestre de 2021, nas aulas de robótica foram desenvolvidos trabalhos em automação, como um robô seguidor de linha, robô detector de cores e ainda um sensor de estacionamento utilizando Arduino, onde os alunos montaram e programaram um sensor similar aos utilizados em veículos. Para o próximo semestre serão trabalhados projetos com itens como automação de casas, robô para irrigação, entre outros.

Já na área científica, entre os experimentos desenvolvidos pelos alunos, estão extração de óleos essenciais, produção de papel e bioplástico com fibra de bananeira e resíduo de cápsula mole de gelatina, conservação de fósseis em resina epóxi, insetário, produção de inseticidas naturais para o combate de pragas no setor da avicultura e extração de corantes naturais.

Podem participar crianças e adolescentes dos 08 aos 15 anos. Interessados podem acessar https://www.biopark.com.br/educacao para mais informações e inscrições.

COMENTE